segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Vá sentar num Rexona..

 Vá sentar num Rexona..


“Voce é tão viadinho e cai em contradição com que escreve; logo no começo diz que ia atender uma mulher[ela] depois disse que era um velho.
Mendiroso, viado enrustido tem mais é que se fuder.....obs; vai estudar, seu tempo de gp gay ja passou, o que voce conseguiu com essa vida de prostituto invista em uma profissão e dê orgulho a sua família, aliás , se diz tão homem, então porque não mostra sua cara na mídia?, assim fica mais fácil se fuder de vez.”

Anônimo (Comentário no blog)

...

Ai, ai, é o que tem pra hoje. Eu não sei o que acontece na mente das pessoas, juro. E olha que adoro dar uma de psicólogo, até sou bom nisso. Mas tem certas pessoas que funcionam de maneira muito complicada. Eu não sei, talvez seja a educação que tiveram, a família, o buraco de onde vieram, o que comem no almoço, se ficam cheirando a merda que cagam na privada todo dia, ou se é falta de fazer todas essas coisas.

Muita gente deve saber o que já rolou aqui nesse blog. Discussões e mais discussões sobre isso ou aquilo. Sobre certo e errado. Sobre eu ir pro céu, ou ir conhecer o capeta. Já me julgaram. Já me apoiaram. Já se indignaram. Já tentaram dizer meu nome verdadeiro, mesmo eu tendo revelado depois que era Peter Parker. Já me excomungaram, essa eu até gostei, he he. Já tentaram de tudo, prata, alho, água benta, e nada adiantou. Eu ainda estou aqui. E a ignorância dessas poucas pessoas ainda está lá.

Eu não sei o que passa pela cabeça dessa gente quando entra aqui. Pra que você, cão do inferno, digite a porra do endereço do meu blog e venha visitar, significa que algum interesse você tem. E digo logo que deve ser algum interesse bem peculiar, tipo 22 centímetros, cabeça vermelha, vocês sabem. Porque entrar aqui pra ler e curtir um texto legal e tal, eu duvido. Porque você é burro, e burros não querem ler. Querem é ver o pintão balançando.

Ok. Você pode entrar na nossa casa, sim. Pode vir aqui, passear, lamber as fotos, anotar meu número, passar meia hora olhando pro meu saco, essas coisas. Isso tá liberado. Mas por favor, por tudo o que é mais sagrado... Não leia. Sério. Leia não, pô. Não precisa você perder seu tempo juntando as letrinhas, você não vai entender mesmo. Não leia esta merda, porque você não vai entender nada escrito aqui. A não ser somente, somente, somente, somente, na sua mente, somente, somente aquilo que VOCÊ quer enxergar. 

E eu sinceramente, do fundo do meu coração generoso, eu não quero saber o que você enxergou. Não quero. Sério. Porque eu não vou sentir raiva, não. Raiva eu sinto quando minha namorada tenta me arrastar pra show de pagode, ai eu sinto raiva. Quando você amiguinho, gasta seu tempo lendo, e dizendo o que achou, eu sinto pena. Mas né pena de galinha, não. É pena de pavão, daquelas beeem grandonas.

Sinto pena do tempo que você perdeu vindo aqui. Sinto pena do esforço que seus neurônios devem fazer quando você tenta respirar e andar ao mesmo tempo. Tenho pena da professora que ensinou você a ler. Tenho pena. Tenho pena porque você ainda não aprendeu a matar o chefão e passar de fase. Você ainda não evoluiu.

Coloca uma coisa na sua cabeça, amiguinho ou amiguinha: 
VOCÊ NÃO COMPREENDE O QUE EU ESCREVO! Repetindo, Vê com Ô, VO. Cê com É, CE. VOCÊ, chapeuzinho no “e”... Ahh, vai tomar no.. Vai sentar num Rexona, e pare de encher meu saco..

Eu repito sempre aqui no blog. Não perca seu tempo vindo aqui. Não leia os meus textos, eu não quero. Se você não vai entender, e vai querer abrir a boca, não, eu não quero. Se você tem sua opinião, e quer expressá-la, criticando ou não, beleza, pode mandar. Isso pode.

Você também não precisa comentar. Até porque os seus comentários não serão publicados. Por quê? Porque eu sou mau, pronto. E porque você não precisa ofender a inteligência e compreensão das outras pessoas que visitam este blog. Elas não precisam ficar indignadas também. Eu sou forte, paciente, eu aguento. Faço Ioga, viro budista, fumo um tchuris, sei lá, mas sobrevivo a você.

Então não precisa vir aqui. Vá ver outro blog, dá um pulo no site do eliteboy, tem tanto pinto lá, você vai ser divertir. Deixe-nos aqui, quietinhos, debatendo sobre o choro de , sobre a importância das Mitocôndrias, sobre um monte de coisa chata que certamente você não vai gostar. Promete pra mim?

Bom, agora já que eu demonstrei sua capacidade argumentativa no seu comentário ali em cima. Acho que tenho o direito a réplica.

Primeiro. Não, eu não caí em contradição. Você que não entendeu que primeiramente me referi ao cliente com uma “pessoa”, sendo assim, nesse caso eu posso usar o gênero feminino para denominar a palavra “pessoa”. Hum, fui complicado demais pra você? Será que eu preciso estudar mais, como diz? Talvez, talvez eu precise estudar tanto quanto você, pra não ser mais um “menDiroso”.

Sim, eu estou investindo numa profissão futura, você está participando dela. Estou praticando agora mesmo. Não entendeu? Bem, espero que no futuro quando você for ler outra frase minha, eu esteja ganhando para isso.

Mostrar a cara na mídia? E o meu charme, onde fica? Não quero ser famoso, só quero contar histórias interessantes para pessoas interessantes. E se você quer tanto ver meu rostinho de Rodrigo Faro, é só me ligar e marcar uma hora, (71) 9302-2506. Liga, mata essa vontade ai, deixe de desdenhar tanto que eu sei que você quer comprar.

E quanto a sua insistência em dar adjetivos para mim tão fofinhos como viadinho, mendiroso, viado enrustido, gp gay, eu agradeço. Obrigado. Pelo menos você não me chamou de “você”. Mas esses adjetivos não combinam muito comigo, sabe, minha namorada acha tão bobo quando alguém pensa isso. Não tenho nada contra a diversidade “cultural”, adoro a liberdade do mundo. Mas eu sou muito tradicional, sabe, sou careta. Quero casar, ter filhos, levar minha namorada ao cinema, essas coisas. Então por mais que você queira, vou ficar te devendo essa. Sou hetero. 

Talvez em outra vida eu volte mulher, tipo uma puta espacial com sabre de luz, rsrsrs, mas nessa não, não tem nada melhor do que uma buceta apertadinha.

Tanto ódio assim fica parecendo que você tem inveja. E se você tem inveja então você deve ser que nem eu, um colega, um Gp, um prostituto. Um colega de site, talvez. Ai você tá sem muitos clientes, a culpa é do Gabriel, você vem aqui me difamar e tal, cheio de sangue no olho, achando que vai arrasar, e quando chega aqui fica com mais raiva ainda. Vê pessoas interessantes e espertas, conversando e se deliciando com a simplicidade da vida, com a possibilidade de aproveitar e olhar fantasias acontecerem. 

E acho que você tá precisando disso, realizar a sua fantasia. Mas por favor, realize sua fantasia, mas beeeem longe daqui...

Gabriel Ferrari.  “Eu já falei, mas a pessoa tá no cutuque, tá no cutuque.. Eu heimm..”

...
 

32 comentários:

  1. ...

    É, voltei..

    Pra você Blue, que adora as polêmicas no blog..

    ...

    ResponderExcluir
  2. É acho que Análise devia está tão disponivel no serviço público qto clinica geral.O que tem de gente que não aceita os desejos das profundezas da alma e resolve ser intolerante,Bolsonaro que o diga,rsrsrsrsr.Abraço Gabriel.
    RUY

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Gabriel!
    é incrível como têm pessoas,----pessoas,porque humano não pode ser. Com tanto ódio assim da "gente", do nosso trabalho. Concordo com você;inveja! é fácil criticar, difícil é ser como nós: audaciosos. my Brother passa por cima disso,ou melhor, nem dê ibope pra esse tipo de matéria vazia. fica na paz, saúde e sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Baby,

    Muito divertido o vídeo, mas resumindo... vc é uma pessoa pública, não tem jeito, agora é! As pessoas tendem a externar o que sentem e o que acham de vc, cada um de seu jeito. Existem várias formas de dizermos o quanto queremos bem alguém! Só querer bem... entende? Muito me admirou o fato de ter excluído uma msg tão pacífica, pois se mostra uma pessoa tão despida de preconceitos e censurou uma forma de carinho sincero.
    Ok! VC É ATEU!!! VC É HETERO!!! VC É LINDO!!! Entendi rs
    Ahh... e se continuar se preocupando com as baboseiras que um ou outro escreve, com o objetivo de te chatear, vai ficar velhinho cedinho rsrs 126 anos... um velho chato demais, éca! rs

    Eu

    ResponderExcluir
  5. As vezes me pergunto o que leva uma pessoa a "perder" seu precioso tempo olhando um blog só pra criticar??? Porém até que entendo um pouco pois Freud explica é a antiga tática da projeção!!! Aquilo que detesto em mim projeto no outro e o critico!!!
    É a base de muitas intolerância!!!! Muitas vezes já disseram eu posso discordar totalmente do seu modo de ser ou agir, mas daria minha pelo seu de pensar e fazer o que quer!!! Liga nao bonitão vc é muito mais que isso!!! Bjao Anselmo

    ResponderExcluir
  6. Cara crítica tem que ser construtiva, não se deixar abater o que os outros dizem, abstraia pow.
    Seja vc sempre "Gabriel" te admiro pela determinação que possui velho. "Quem sabe talvez esses que criticam, não possui visão sistêmica de nada em geral, ou até mesmo, não tem dinheiro pra contratar um GP de Luxo como vc...
    Abraço aê

    ResponderExcluir
  7. Que bom que tu voltou a escrever com frequência no Blog Gabriel, e me desculpa, mas ri muito com a ignorância do "ser" que escreveu essas besteiras e me esbaldei vendo tua resposta.... porra isso que eu chamo resposta... hahahhahaha
    Cara te acostuma pois exposição (por mais que seja tua* personagem e não você) gera inveja e revolta de quem gostaria, no fundo, de ser igual a você...
    * tua, pois personagem é substantivo feminino (não quero nenhum FDP criticando minha escrita) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente, este tipo de comportamento só tem lugar em nossa sociedade, por que há público para o veneno e o amargor destas pessoas que só conseguem expelir pensamentos vis contra quem é feliz. Se o vil não tivesse platéia e reprovado fosse, aprenderia a lição, e talvez passasse a ser uma pessoa melhor. Mas quando o vil espalha seu veneno, ele ganha um pouco da atenção que ele aprecia e quer ter – da mesma forma que tem aquela pessoa que está fazendo sucesso. E não é um caso para se ter raiva de quem é vil, mas compreensão, por que o vil simplesmente não é feliz, e assim não é merecedor de ódio, mas de pena...felicidades*******

    ResponderExcluir
  9. Tava demorando pintar mais um barraco destes!!!! Liga não Biel, vc está tão a frente disso...Tão acima destas "pessoas" pequenas, sim devem ser até literalmente falando... Acho bacana estas opiniões, estas chateações...Elas ajudam a enriquecer um discurso, elas elastecem as possibilidades e se transformam em posturas outras que até geram bons frutos, bons raciocínios e, por que não , grandes conclusões? O tiro sai pela culatra, porque só sedimentam sua importancia!!!!Entra nessa não brother, você é superior demais pra isso. Gaste seu verbo não... Ele é tão precioso, assim como você!!!
    Saudades de você! Beijos nos olhos!!!!

    ResponderExcluir
  10. ...

    Mas que galera bacana que tá pintando aqui viu. É assim que eu gosto de ver. Sábios observadores. Sábios pensadores.

    Calma amiguinhos, não se preocupem, não me chateio mais com essas coisas. Estou na maior paz do mun..(PORRASEUFÉLUDAPUT..)do. Relaxem.

    Estamos chegando aos 50 mil acessos, uhull.. O Jô me falou que quando chegar a 100 eu sento lá, he he..

    ...

    ResponderExcluir
  11. Rapaz, esses comentários "chulos" e "ameaçadores" sempre existiram aqui no seu blog. Sempre vão existir....de alguma é até natural, a sociedade é heterogênea, diversificada para o bem e para o mau. Então, meu caro, não ligue pra isso não. Siga o seu caminho, o que vale é nossa conciencia. De todo modo, cuide-se sempre e fique atento porque tem um tom de ameaça nessas mensagens. Sim, eu já sai com vc e foi muito bom.

    ResponderExcluir
  12. Rapaz, desconsidere opiniões radicais. Continue fazendo seus programas e juntando sua grana. O que move o mundo é o dinheiro, e isto vc está sabendo arrecadar muito bem. Já saí com vc, gozei muito gostoso e adorei chupar seu...

    ResponderExcluir
  13. camarada na vida temos que conviver, cm os elogios e cm as criticas seja elas para o bem ou para o mal.,vc,demonstrou dispreparado para conviver cm, os momentos criticos. Eu admiro suas escritas, mas tenha calma!!! sucesso!

    ResponderExcluir
  14. Gabriel, não diga que você dá uma de psicologo, sou psicologo e psicologo não dá conselho, psicologo realiza terapia! mais atenção com oq diz!

    ResponderExcluir
  15. Olha quanta gente boba!Meldels,as pessoas perdem a noçao mesmo,piraram no kbção,oq se nota é q as pessoas te adoram como um deus,eu não to te criticando,muito menos tenho inveja de vc,só acho desnecessário tanta puxação de saco,é minha opnião e tenho q expressá-la!E quanto a vc Gabriel,nao consigo enxergar em vc uma pessoa q tenha a bandeira da humildade,vc se auto elogia muito,acho desnecessário!muito pelo contrário,em alguns comentarios seus,nota-se logo q vc se define como o tal,como o melhor,ah um ditado assim "Passarinho q canta demais caga no ninho",eu só acho descabível tanta bajulaçao e rasgação de seda!

    ResponderExcluir
  16. Grande Gabriel!!!
    Saudades de você aqui no blog!!!

    Acho o máximo você enquadrando essa turma que quer definir quem você é. Fico feliz em suas palavras com tanto vigor!!! Deixe que pensem... que falem...

    Abração, meu caro! E não fuja não!!

    Blue!
    Não esqueça que além das polêmicas curto e muito seus textos... meu escritor!

    ResponderExcluir
  17. ...

    Sim, sou totalmente despreparado para receber críticas, tomo vários remédios controlados e tal. Ontem mesmo disseram que sou engraçado.. Eu, engraçado? Mágina.. Achei aquilo uma crítica, ai matei a pessoa com um Haddoken e pronto. Sou muito despreparado para críticas..¬¬

    Pessoal, eu sou calmo, eu gosto de críticas, relaxem. Dei uma bronquinha de leve, me diverti mais do que me chateei, acreditem. Vocês estão mais preocupados do que eu..

    ...

    Hummm.. É verdade, não dou uma de psicologo, me perdoe. Não queria me comparar com você. Aliás, eu teria era pena de você, se tivesse que passar um mês no meu "colsultório" rsrs..

    "Mas venha cá, me diga, me fale da sua vida, me conte seus problemas, me deixe te ajudar.."

    Ps.: Eu sou apaixonado pela arte de entender o comportamento humano, e invejo o conhecimento que todos os psicologos, terapeutas, professores, ginecologistas, e todo mundo que tem uma paciência de Jó, adquirem na sua vida acadêmica e profissional.

    ...

    "Agora, todo mundo comigo, quando eu mandar, TODO MUNDO JOGA A MÃO PRA CIMA E PIRA O CABEÇÃO, VAAAAIII!!!!"

    "Manuca", chega mais, tem um cantinho aqui ó, bem apertadinho aqui, tá vendo? Chega mais perto, aqui ó, desse lado, viu agora? Aqui, isso, nesse cantinho do saco você pode puxar.. :)

    Bandeira da Humildade > (Curtir) Gabriel Ferrari e mais 50.541 pessoas curtiram isso.

    Ahhh, merda, merda, caguei a porra do ninho de novooo... Maxquemerdaaa!!!

    Manuca, meu velho, talvez você esteja chegando agora e não viu as tantas e tantas vezes em que me joguei na fogueira por não ser a melhor pessoa do mundo, por ser tão insignificante quanto uma barata. Eu sou um côcô, e se acompanhasse o blog ia concordar comigo.

    Entenda, se as pessoas chegam aqui e passam a gostar do que encontram, eu não tenho culpa. Se passam a entender a forma como as idéias são expostas nos textos, e que tudo o que eu quero é apenas desprender, desenlaçar e desvencilhar a ignorãncia humana impregnada na alma de pessoas como aquele infãme do comentário exposto no texto, vai saber porque. Se você se soltar e fluir junto com a onda, vai gostar também da maré, e vai entender porque 50 mil pessoas passam por aqui.

    ...

    Blue, escritor é o Caio F. Abreu, Tati Bernardes.. Eu sou apenas um comediante nas horas vagas.

    ...

    ResponderExcluir
  18. Oh, deus do céu...Sabia q vc ia revidar,vc nunca aceita oq as pessoas acham de vc,talvez elas falam isso pra vc mudar q seja um pouquinho,sua maneira de se expor,mais muitas vezes elas não falam por mal,elas falam pro seu bem,entende isso criatura!Eu psicólogo?I DO NOT UNDERSTAND! Minha área é totalmente diferente desta,já vc, acho q nem precisa de um diploma em psicologia né?muito pelo contrário de mim,pq dei minha opinião sobre vc!já vc não.entende de td da vida das pessoas,as pessoas te contam suas vidas, e vc as ajudam,menino do céu, vc com toda sapiência,sabedoria plena,admiro sua inteligência,vc come milhares de livros,daí vem sua inteligência,mais acho q só isso não basta,tem q ir mais longe,ta aí boa área pra vc ir de cara!Acho q ofender a ninguém não vale,é muito feio!Eu não vou ficar trocando farrapas com vc aki,pois isso é coisa de pessoas de nível intelecto menor q o meu!jamais puxaria seus culhões kkkkkkkkk,se for puxar te castro,me ajuda ôh deusa das terras férteis,me acalenta rainha do Nilo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  19. Grande Gabriel!!!

    E eu que pensei por um dia que essa porra ia acabar!!! Ainda bem que estava errado!!!
    Psicologo, comediante, escritor, um deus, o tal, cobiçado, o gostosão, "viadinho" é demais!

    E lá se vão elogios, xingamentos, doçuras e travessuras e você segue com sua inteligência fulgurante!!!

    Abração!!
    Blue.

    ResponderExcluir
  20. Tô gostando de ver...Pegando fogo. Tava com saudades, aliás tava uma calmaria só... Não tem jeito o que levanta, agita e provoca são as polêmicas... Mas você tira de letra... É por isso que gosto tanto de você!!! Muita saudade!!!
    Preciso te ver!!!!
    Abração

    ResponderExcluir
  21. É incrivel como voce precisa de saídas romanticas e poéticas para justificar o que faz.

    Não vejo a prostituição com bons olhos, porém não julgo, resolvi procurar seu blog após uma reportagem na redebahia a alguns meses.
    O que lí aqui é até interessante, porém a todo momento vejo uma pessoa angustiada que precisa de opniões alheias para dormir com a cabeça tranquila na cama.
    Vejo uma legião de fãs, (sendo maioria destes incapazes de pagar por uma noite com vc) te protegendo com unhas e dentes...chega a ser um comportamento bizarro, defender alguém que nem o rosto se ver.

    Gabriel, Manoel, João, José....quem quer que seja, voce pode ter um corpo bonito, mas não esqueça que uma mente saudavel lhe faz viver 1000 anos!

    Não estou criticando, mas senti vontade de expressar alguma opnião. abraço

    ResponderExcluir
  22. Eu não vinha escrever mais aki,só vim por causa de Blue,ou melhor Pink!
    Esse senhor, em tds os comentários ele tem q dá a opinião dele,é demais viu?
    Acho q nem come,nem dorme,só vive no blog,será q é um legítimo baba ovo?ah,eles existem sim,é uma pena,ele te defende tanto GF,te apóia,o melhor de td,ele não quer nada em troca,ah,já sei,ele quer ser seu queridinho rsrsrs!acho q entre a Sandy e o Junior ele escolheria ser a Sandy,pq ela chamava mais a atenção,acho q só quer se aparecer não?to horrorizado!vazei

    ResponderExcluir
  23. ...

    Receeeeeba Blue, rsrsrs, chupa essa manga, rsrsrs..
    Tadinho, ó paió Blue..

    Mas calma, calma, não priemos cânico. Calma Manuca, logo agora que tava gostando de você. Relaxe, assim como vc criticou, terão elogios também. E antes eu não estava te chamando de psicologo, eu tava respondo o comentário de outra pessoa ali. Na verdade respondi a quatro pessoas, incluindo você. Sempre faço assim, e divido as respostas com os "..." três pontinhos. Vamos todos tomar um rivotril e relaxar na paz de Jah. Um abraço.

    ...

    ResponderExcluir
  24. ...

    "PorOpinião" , aprecio sua opinião, e que bom que achou o blog interessante. Bom, é i que tô tentanto fazer aqui no blog parceiro, tentar desmitificar um pouco o trabalho que faço. Que nada mais é do que um trabalho como qualquer outro. Além do que, não faz mau a ninguém, não forço a ninguém, é organizado, sério, discreto, satisfatório, e só tira um pouco do stress e insatisfação que paira a cabeça de algumas pessoas. É como comer um chocolate numa dieta.

    E sim, sou um grande "poeteiro" quando escrevo. :)

    E pra esclarecer mais uma vez, não mostro o rosto porque tenho direito de ter uma vida pessoal também. Não vivo só para o trabalho. Quero poder desligar o Gabriel quando quiser. E descrição nesse trabalho é tudo. É bom pra mim, como para os clientes. Imagina se eu mostrasse o rosto nas fotos, e quando fosse no prédio de uma cliente, todo mundo, desde o porteiro aos vizinhos poderiam me reconhecer, e poderiam constranger o cliente, porque certamente saberia aonde eu ia e quem iria visitar. Num jantar por exemplo, nenhum cliente se sentiria a vontade quando começassem os olhares das mesas vizinhas. Todo mundo tem direito de ter privacidade e levar a sua vida de forma discreta, e não precisar dar satisfações a ninguém. O charme do jogo, é a curiosidade.

    ...

    ResponderExcluir
  25. é viadinho mesmo. voce diz ser étero, mas sai com homem, e tem namorada, ser for namorada mesmo, como pode ser étero se sai com homem e mulher, porque não assume que é bi, viado enrustido vou te ligar e quero ver

    ResponderExcluir
  26. ...

    Desculpa os erros de portugues dos comentários acima, eu estava digitando do Iphone, e todo mundo sabe como é uma maravilha digitar naquela merda.

    ...

    ResponderExcluir
  27. Grande Gabriel!!!

    Se a manga for boa... for doce... chupo sim. rsrsrsr
    Muito engraçado tudo isso!!! Fico feliz que Manuquinha não saia do blog, nem que seja para os destemperos... faizpairte!
    Quanto a você, seu Gabriel... está despertando o sentimento das pessoas...
    Manuquinha, não se preocupe com o baba-ovo, o Gabriel tem saco pra vc também... pode babar também, ou quem sabe chupar... mas isso é decisão dele...
    Quanto a Sandy, deixa a menina em paz - ela também te prazer anal!!! E Júnior... o cara jura que não gosta da fruta...

    Só você Gabriel!!! Só você!!!!

    Abração.

    Blue.

    ResponderExcluir
  28. To adorando essa temperatura elevada!!! Me divirto demais viu!!!!
    Ei Gabriel agora ao chamar de merda o Iphone voce começa a me ofender, como bom applemaniaco!!!
    Abração, se cuida e até daqui uns dias....
    Anselmo

    ResponderExcluir
  29. ...

    Anselmo, também tenho todos os cacarecos da Apple, fazer o que né.. Um abraço.

    ...

    ResponderExcluir
  30. Hello gostosos eu ti adorei d +........

    ResponderExcluir
  31. Meus Deus que Homem mais gostoso!!!! hammm se eu tivesse no Brsil concerteza iria conhecer sua FERRARI rsrsrs.... to viciada no seu blog adoro seus posts.... bjimmm gatao lindo!!!!

    ResponderExcluir
  32. Muito bom cara. Você teria um futuro maravilhoso na Letras!!! Parabéns

    ResponderExcluir