terça-feira, 3 de maio de 2011

Todo mundo pede bis..







Todo mundo pede bis..

“Oi, como vai você?”

Humm, ânimos exaltados no blog, adoro..

Hoje uma cliente minha confessou que me traiu. Calma, foi só uma fugidinha, rsrsrs.. Ela comentou que num dia me ligou e não me achou, coisa que infelizmente está ficando freqüente (queria me dividir em dois, três..). Então ela chamou outro colega do site e quando ele chegou lá, parece que ele a reconheceu de alguma passagem que contei por aqui. Incrível, tem gente que anda fazendo lição de casa. E que bom, porque parece que todo mundo está lendo isto aqui.

Parece um encontro de comadres, com direito a chá com bolachas no fim de tarde. Então já que é assim, sejam bem-vindos coleguinhas, sintam-se em casa.

Mas eu tô achando tão fofo tudo isso, tem cliente parando em casa antes pra dar uma “raspadinha” antes de me encontrar. Ô zênti, não precisava tanto..

Outro dia quase fiquei gripado. Num desses dias em que choveu que nem o dilúvio aqui em Salvador. Nenhum raiozinho de sol durante dois dias seguidos. E lá ia eu de taxi pra lá e pra cá.

Na quinta, uma e meia da tarde eu invadia sorrateiramente o hall de entrada do Hotel Pestana. Tenho que ser praticamente um ninja, um Jack Bauer, porque nem sempre eles deixam os hóspedes receberem visitas. Uma série de protocolos, um saco. Fiz cara de magnata, sacudi o relógio de ouro e subi.

Adoro os congressistas, eles ficam tão carentes longe de casa, mas se animam rapidinho quando comem um “acarajé” bem apimentado. “Almocei” no Pestana e fui embora. Peguei o taxi com destino certo já.

Cliente que repete o prato pela terceira vez é sinal de que gostou mesmo do tempero. E quando gosta se lambuza e pede bis. E o segundo cliente do dia teve “bis” três vezes esse mês. Fidelização minha gente, daqui a pouco vou ter que fazer carteirinha..

Não me chamem de fominha, sou apenas um workaholic. E se a Ferrari ainda tem gasolina ela pode correr. Com muito jeitinho peço ao cliente que me deixe num ponto de ônibus em frente ao Parque Costa Azul. Nos despedimos e eu, inocentemente como a Alice do País das Maravilhas, corri em direção ao coelho branco. O coelho passou apressado em frente ao Motel Villas e virou a esquina, viu a entrada do Motel Tramps e nem se abalou. Seguiu correndo virando outra esquina e entrando ofegante pela porta de vidro do Motel Le Plasier. Alice encontrou a toca do coelho.

Um cliente me esperava no quarto 208 fazia uma hora. Não fui eu que cheguei atrasado, ele que quis chegar antes, dizendo que quando eu estivesse livre eu fosse. Então eu fui. E lá dentro o chapeleiro maluco me esperava para mais uma xícara de chá. Tomei o chá das seis montado num touro, aquilo parecia um vulcão prestes a entrar em erupção. Tomei o sexto banho quente do dia espirrando. Vesti minha roupa peguei o “biscoito” em cima da mesa e fui embora. Aquele não foi um dia de muita conversa.

Parei no shopping pra fazer um lanche e outro cliente ligou perguntando se estava livre. Dei um sorrisinho de canto de boca, olhei pro contador de combustível, ainda dava pra mais uma viajem. Nos encontramos fora do shopping e ele já veio com aquele papo que eu já conhecia. Disse que tava sem muito tempo e que queria uma coisa ali no carro mesmo. Eu disse não, “Não trabalho dentro do carro.” Eu sou sincero, gosto de trabalhar de forma organizada, entre quatro paredes. Então preferi descer do carro e voltar pra casa. Melhor assim.

Dia corrido, dia muito corrido. E a chuva não dava trégua. A sexta-feira amanheceu que nem a quinta. Mas as coisas foram mais tranqüilas. Almocei com um cliente no Le Royale, depois de um banho quente naquela piscininha maravilhosa. Passei no shopping, dei uma volta, comprei um livro e uma hora depois lá ia eu de novo pro motel das piscininhas. Duas horas depois quando cheguei em casa, tirei a roupa e deitei na cama pra olhar o teto. Um estalo na cabeça. O livro. Merda. Tinha deixado a merda do livro no motel. Que lerdo, só fui lembrar depois. Acabei só indo buscar no sábado de madrugada, quando sai do Maxims, depois de passar quase duas horas conversando com um cliente sobre os planos de mercado da empresa que ele estava assumindo. Eu faço minha faculdade onde dá, tá..

O mês terminou, e veio a hora de fazer contas. Eu tenho um caderninho, onde todo dia anoto quem eu atendi e quanto essas pessoas me trouxeram. Anoto também tudo o que gastei nesse dia, desde um cachorro-quente, conta de luz, aluguel e principalmente quanto gastei de taxi.

Contas feitas e o resultado como esperado é de invejar qualquer funcionário público. É de arrepiar. Meses atrás eu não estava num site tão conhecido, como agora. Chegava a atender quatro, cinco, às vezes seis clientes num mês. Imagina. Era como tirar leite de pedra. Mas dava pra pagar as contas.

Hoje, eu chego a atender quatro clientes num só dia. Uma diferença absurda. Tanto em trabalho, como no valor acumulado. Me sinto um guerreiro voltando de uma missão bem sucedida. Não há sensação melhor do que ver o resultado imediato do seu esforço. A idéia de trabalhar pra si próprio, ser independente, não ter aqueles descontos altíssimos no fim do mês que comem metade do seu salário, essa sensação de dever cumprido é muito gratificante.

E pra aqueles que dizem que dinheiro fácil, vai fácil. É verdade. Eu acredito. Pois o meu vai embora facinho facinho daqui a alguns dias. Mas não me preocupo não, que nada, só vou sentir saudades de andar de taxi por ai..

Gabriel Ferrari.

11 comentários:

  1. Meu caro, muito bom receber um bom dia com esse post seu. Fico feliz e sigo mais excitado para minha jornada. Não vejo a hora de poder tê-lo sobre mim. Abraços! E não suma... escreva sempre.

    ResponderExcluir
  2. Ahh, não faça isso com o livro...
    Qual livro foi? Já vi que você é daqueles (que nem eu) que adoram livrarias, e saem de lá sempre querendo comprar mais...da proxima diga o nome do livro q comprou ou leu.

    ResponderExcluir
  3. Gabriel,

    Vou fazer deste blog minha leitura de inspiração matinal e meu consolo antes de dormir, se você continuar escrevendo textos como este de hoje. PARABÉNS!

    Abraço, de seu "pior" - mas fiel - leitor.

    ResponderExcluir
  4. "Paulo", leia este, muito bom..
    "Apocalipse Z - Manel Loureiro"
    É de um espanhol que escrevia um conto de ficção num blog. O conto virou livro, e o livro um Best-Seller..

    ...

    Ahhh "Felipealmeida", que bom que se rendeu ao meu charme, sinto-me agraciado..

    ResponderExcluir
  5. Como assim "se rendeu", Gabriel??? Eu já estava "ante seus pés" desde sempre! Lembra que fui eu que lhe ofereci mil reais por uma noite de PURO SEXO com seu PEDAÇO DE CARNE e vc recusou? Agora, é claro que eu lhe vejo com outros olhos, depois de vc dizer que oferece mais que sexo. Vc pra mim, hoje, seria um dos meus maiores desejos, só porque faz questão de dizer que é interessante. Se isso é se render, então eu me rendo, sim! Sem problemas. E a propósito, eu elogiei o seu texto "todo mundo pede bis" porque foi um dos primeiros em que vc mostrou que é mesmo uma máquina - não de choramingar, mas de...

    ResponderExcluir
  6. Ahh, daqui a pouco to indo no shopping, já vou comprar... vi aqui no site da saraiva, a capa desse livro já me chamava atenção a muito tempo, porém nunca tinha parado para ver sobre o que o livro tratava, e pelo que vi parece ser muito bom...o tipo de livro q gosto de ler. Valeu pela dica. mais uma coisa, precisa usar aspas não pq me chamo Paulo mesmo ;D

    ResponderExcluir
  7. Minino viii sua materia no jornal'
    Seu sobrenome deveria ser maquina' kkk
    adorei seu post' || Todo mundo pede bis' beijinhos

    ResponderExcluir
  8. se um dia um cliente seu te fizesse um proposta. Vou explicar meu nome e lucas, sempre quando da eu olho o seu site eu fico de boca aberta so de ficar olhando pra vc sem parar, se um dia vc tivesse a oportunidade de sair desse ramo de garoto propaganda e comessace a namorar sério
    (pra te deixar mais informado)
    tenho 16 anos estou fazendo o 2º ano do ensino medio moro na cidade de Tapurah MT e pretendo um dia com certeza ter vc pra mim,ou seja,um compromissi sério, eu sei que vc quer ser livre e nao quer ter preocupações com namoro mias quem sabe um dia né. Iae o que vc me diz

    ResponderExcluir
  9. Nossa.... vc é de tirar o fôlego. Nunca tive fantasia de sair com um GP mas vc tem despertado esse lado em mim, pois, vc além de sexy, me excita com seu jeitinho de "garoto cultura!.
    Nossa, isso dá muito tesão.
    Transar com homem lindo, gostoso e inteligente leva qualquer mulher aos céus.

    Rafaela
    (um dia desses te ligo, rs)

    ResponderExcluir
  10. Eu tbmm ligo e o dia já ta chegando! n dá pra esperar mais!! meu namorado vai morrer de ciumes!!! srs

    Mais eu quero vc, cabe a ele mais uma vez satisfazer o meu desejo!! hummm n vejo a hora!!

    Juliana

    ResponderExcluir